Conhece-te a ti mesmo

Jeff Bezos uma vez disse: "sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.
Ele compreendeu intuitivamente o poder do branding desde o início de sua jornada empreendedora. Sua frase enfatiza que a marca não é apenas o que ela diz sobre si mesma, mas sim como é percebida pelos outros. Na fotografia, o posicionamento de imagem de forma semelhante é fundamental para criar composições visualmente interessantes e impactantes, permitindo que conte uma história ou transmita uma emoção específica através da imagem capturada. No entanto, para que isso aconteça, precisamos nos fazer duas perguntas inicialmente: 

Qual é a minha reputação hoje? 

 Qual é a imagem que eu quero transmitir para as pessoas? 

 Para responder a essas duas perguntas simples, você precisa de um tempo para se conhecer. O autoconhecimento pode resolver muitos dos nossos problemas na hora de saber o que e como falar com seu público, mesmo que através de imagens, conseguir definir um tom de voz para engajar com o público e conseguir alinhar a imagem que mostra quem realmente é, elevando o potencial que você tem para transmitir para os outros.

Você não vai ativar o arquétipo do mago e o seu posicionamento vai acontecer de forma mágica. Você precisa de um tempo para meditar sobre quem é você, o que você faz e o que gosta de fazer. Quais são suas habilidades? 

Para esse exercício, gosto de separar minhas experiências por categorias. É a junção dessas experiências e vivências que farão de você uma pessoa autêntica. Você pode trabalhar com algo muito comum e semelhante a milhares de pessoas, mas você com certeza vivenciou coisas muito diferentes de cada uma delas. 

 Eu chamo isso de: mapa de habilidades. 

Nesse mapa de habilidades, coloco todos os pontos de interesse que eu desenvolvi ao longo da vida.

Livros 
Filmes 
Arte 
Música
Conhecimento Técnico
Hobbies 
Alimentação
Esportes
Experiências sociais... 

 O conceito e a visão que temos do mundo hoje é a junção de todas as nossas referências. Essa é a nossa ótica de enxergar a vida e o que nos torna únicos. Você pode ser um dentista que joga basquete, gosta de jazz, lê Dostoiévski e aprecia comida tailandesa. Utilizar pontos que nos diferenciam pode nos tornar mais interessantes e, ao mesmo tempo, nos aproximar de pessoas que têm algo de semelhante com você.

 Ah, mas eu não faço nada disso, não pratico esporte, não gosto de ler nem ver filmes... então, meu caro, está mais que na hora de buscar por repertório, começar um hábito novo e se desenvolver como pessoa. 

Antes de pensar em "se posicionar", faça o exercício de reconhecer quem você é. Qual a reputação que você tem hoje? Ela está alinhada com todos os pontos do seu mapa de habilidades? 

O alinhamento de quem você é é fundamental para um posicionamento de imagem eficaz, e é um pouco sobre isso que falamos numa mentoria de posicionamento de imagem antes que de fato a gente faça as fotos.
Compartilhe conosco nos comentários: qual é a sua maior descoberta sobre si mesmo ao fazer esse exercício de autoconhecimento?

Comentários

Postagens mais visitadas